Convênio com SEIAA garante recurso para manutenção de estradas rurais

Vereador Rogério Batista (PPS) – Professor Rogerinho e a chefe da Casa da Agricultura de Charqueada, Melissa Sampaio, intermediaram ação que firma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento

Publicado em: 16 de abril de 2018

Na última semana, em visita ao Palácio do Governo, foi assinado convênio que destina R$ 20 mil para conservação de trechos críticos de estradas rurais de Charqueada visando à melhoria da infraestrutura do setor agropecuário e de abastecimento. A ação, que firmou a parceria entre a Administração Municipal e o SEIAA (Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento), contou com a intermediação do vereador Rogério Batista (PPS) – o Professor Rogerinho, e da chefe da Casa da Agricultura de Charqueada, Melissa Sampaio.

 

O objetivo geral é fortalecer o sistema municipal de assistência técnica e extensão rural e a melhoria da estrutura de apoio aos produtores rurais, tendo em vista a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Foram selecionados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural 15 quilômetros de trechos críticos de algumas estradas vicinais; todo ano, com a renovação do convênio, outros trechos serão contemplados. A contrapartida do município é fornecer um técnico para prestação de serviços na Casa da Agricultura, atuação que ficou a cargo do veterinário e servidor municipal Maruf Ali Murad Júnior.

 

Após a assinatura do convênio os prazos para execução do Plano de Trabalho desenvolvido se dão por meio de fases. A fase 1 deve ser colocada em prática até dia 30/06; a fase 2 de 01/07 a 30/09 e a fase 3 de 01/10 a 31/12. Entre as ações que serão realizadas junto a esta empreitada estão: assistência técnica e orientação sobre sanidade animal, zoonoses, manejo pecuário e outras técnicas agropecuárias por meio de consultas, visitas às propriedades, dias de campo e palestras; articulação das cadeias produtivas e formação de grupos por afinidades, envolvendo os produtores com atividades comuns; cursos de capacitação aos produtores; entre outras.

 

O município e o desenvolvimento rural

Charqueada conta com 458 propriedades, com predominância de pequenos agricultores com média de 15,3 hectares sob sistema de produção familiar, ligados a atividades agropecuárias tradicionais e não agrícolas, como o turismo rural, pequenas agroindústrias, atividades pesqueiras, etc. Conforme informações do LUPA (Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária), a cana-de-açúcar ocupa maior área de exploração agropecuária, com 7.920 ha, seguido da pastagem e eucalipto, com 2.588 e 381 ha, respectivamente. A produção familiar vem se destacando, principalmente, na pecuária leiteira e hortifrutigranjeira.

 

 


Publicado por: Alinne Schmidt

Cadastre-se e receba notícias em seu email