UGP Mananciais: Reunião de apresentação dos PIP’s e da Codasp aconteceu na quarta-feira (02)

Encontro realizado na Casa da Agricultura de Charqueada teve como objetivo esclarecer mais alguns pontos sobre os Projetos Individuais/Integrais de Propriedades e o trabalho dos técnicos que farão os respectivos diagnósticos

Publicado em: 04 de maio de 2018

Na tarde desta quarta-feira (02) o vereador Rogério Batista (PPS) – Professor Rogerinho participou da reunião reivindicada pela UGP (Unidade de Gestão do Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro), na Casa da Agricultura, para apresentação dos PIP’s (Projetos Individuais/Integrais de Propriedades) aos produtores rurais contemplados pela iniciativa, e dos técnicos da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo) - empresa contratada pela Agência das Bacias PCJ para realizar o diagnóstico das terras.

 

Os PIP’s fazem parte do projeto Mananciais Charqueada/São Pedro, que visa à melhoria da quantidade e da qualidade de água proveniente das microbacias dos ribeirões Água Branca - pertencente ao município de São Pedro -, e Boa Vista, de Charqueada, e permitem a realização futura das atividades que promovem a recuperação, conservação e proteção destes mananciais. De forma geral, os técnicos da Codasp têm como função identificar todas as ações e recursos necessários em cada propriedade rural que tem parte de suas terras dentro das bacias em questão, apontando o que pode ser realizado para aumentar e/ou melhorar a renda agropecuária e, ainda, adequá-la ambientalmente. 

 

Além de Rogerinho, de parte dos produtores rurais que integram o projeto e dos técnicos da Codasp, estiveram também presentes no encontro a chefe da Casa da Agricultura de Charqueada, Melissa Sampaio, o engenheiro agrônomo Dênis Herisson da Silva, da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) Regional de Piracicaba, que realizou a apresentação dos PIP’s, os analistas técnicos da Agência PCJ, Leonardo Baumgratz e Marina Peres Barbosa, e Marcelo de Almeida Santos, membro da UGP pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

 

LANÇAMENTO OFICIAL MANANCIAIS CHARQUEADA/SÃO PEDRO – O lançamento oficial do projeto já tem data e local para acontecer: será no próximo dia 19, na propriedade do produtor rural Laércio Doná, em Charqueada. A ocasião será marcada pelo plantio simbólico de aproximadamente 20 mudas de árvores. Já a partir do dia 23 deste mês a empresa Codasp inicia os trabalhos no município.

 

O Mananciais Charqueada/São Pedro é uma iniciativa da Casa da Agricultura de Charqueada e da CATI, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a pedido das prefeituras municipais de Charqueada e São Pedro. Conta com a parceria dos Comitês das Bacias PCJ e também tem o envolvimento das Câmaras Municipais dos respectivos municípios, da Esalq, da Casa de Agricultura de São Pedro e da Fundação Florestal.

 

 

 

 


Publicado por: Alinne Schmidt

Cadastre-se e receba notícias em seu email