Romero Rocca cobra fiscalização de queimadas rurais e reitera importância de telefone de emergência para ocorrências do tipo

Vereador, que acompanhou mais um combate a incêndio na última semana, pede supervisão por parte do município e mais conscientização da população

Publicado em: 31 de julho de 2018

O tempo seco tem aumentado o número de queimadas não só em Charqueada como também em toda a região. Preocupado com este fato, durante a 18ª Sessão Ordinária, o vereador Romero Rocca (PSDB) abordou sobre o tema na tribuna livre cobrando fiscalização da prefeitura e também conscientização dos munícipes.

 

“Aconteceu um incêndio ontem à noite (23), outro hoje (24) [...] O pessoal tem que ter mais consciência; colocar fogo (perto da mata) com um tempo seco desse não dá certo. Por isso a nossa fiscalização precisa ‘ficar em cima’, começar a investigar o início de determinado incêndio para poder achar os autores e autuar, porque infelizmente a gente não tem capacidade de atendimento. Temos somente um caminhão da prefeitura e esse veículo não consegue ter acesso a lugares íngremes”, disse o parlamentar. “Se investigar a fundo busca-se o indício e aplica-se a multa; é uma multa ambiental, pesada, que eu tenho certeza que a pessoa vai pensar duas, três, quatro vezes antes de acender uma fogueira e queimar seu lixo perto da mata”, acrescentou.

 

Rocca ainda reiterou a importância da criação de um telefone de emergência municipal para atender ocorrências do tipo, principalmente em época de longa estiagem. “Parece brincadeira, mas tem incêndio quase todo dia em Charqueada, e hoje (24) uma moradora conseguiu me ligar porque ela tinha o meu telefone; e na sequência já consegui falar com o Adilson (Cantarini, secretário de Obras). Ela estava desesperada e não sabia com quem falar e para qual número ligar”, comentou o vereador ao relatar que acompanhou mais um combate a incêndio no município ao ser procurado por uma munícipe do bairro Bela Vista, por conta de ocorrência de queimada.


Publicado por: Alinne Schmidt

Cadastre-se e receba notícias em seu email