Centro de Saúde Animal de Charqueada inicia obras de reforma

Vereador Professor Rogerinho vem pleiteando desde 2017 junto ao Executivo melhorias necessárias para a reativação do local; ação é reivindicada há tempos pela população

Publicado em: 06 de fevereiro de 2019

O Centro de Saúde Animal de Charqueada, popularmente conhecido como Zoonoses, está passando por obras de reforma que visam às adequações necessárias para a reativação do espaço. A iniciativa, que vem sendo requisitada pelo vereador Rogério Batista (PPS) – Professor Rogerinho desde 2017 junto à Prefeitura Municipal, trata-se de uma antiga demanda dos munícipes, além de estar amparada pela Política Estadual de Defesa dos Animais Domésticos, instituída pelo decreto estadual nº 63.504/2018.

 

As obras de reforma no prédio, localizado na rua Silvio Perinotti, 200, no bairro Jardim Silvana, começaram no dia 3 de janeiro e estão sendo coordenadas pelo novo responsável pela área de meio ambiente e recursos hídricos do município, Marcelo Santos, geógrafo.

 

De acordo com Marcelo, após as reformulações que estão sendo previstas, o Centro de Saúde Animal de Charqueada deverá atender animais domésticos de pequeno porte, sobretudo cachorros e gatos. A proposta é que a unidade siga critérios para atendimento e castração destes, como atendimento a animais de rua e uma possível realização de triagem por ordem de relevância, conforme características do animal e do tutor, entre outros parâmetros.

 

Para o Professor Rogerinho a reforma do local é uma necessidade que visa, além dos cuidados e da atenção devida aos animais, fornecer condições propícias para que profissionais e voluntários engajados na área desempenhem suas atividades. “Assim que a reforma for concluída precisaremos equipar todo o local, reformular a lei municipal que trata da questão e buscar as autorizações legais necessárias para o pleno funcionamento do Centro, conforme o Marcelo relatou”, explicou o vereador.

 

“Também é importante destacar que desde que o Centro encerrou as atividades - mais de dois anos atrás - pessoas organizadas em um grupo denominado Anjos de Patas, sem fins lucrativos, vêm desempenhando um trabalho fundamental para a proteção dos animais domésticos em condições de risco”, acrescentou o parlamentar.

 

Ainda de acordo com Marcelo devem ser executadas campanhas nos bairros, principalmente nos mais afastados, visando conscientizar a população sobre os devidos cuidados a serem tomados com os animais domésticos, além da já existente campanha contra a raiva.

 

 

 

 

*Abaixo seguem registros da situação de alguns espaços do Centro de Saúde Animal antes da reforma que está em andamento - Fotos: Marcelo Santos


Publicado por: Alinne Schmidt

Cadastre-se e receba notícias em seu email