Aumentar Fonte Contraste Mapa do site

Na tribuna livre, presidente do Comtur destaca a importância de ações voltadas ao Patrimônio Histórico e Cultural de Charqueada

Na 15ª sessão ordinária, Homero Tadeu Colinas sugeriu propostas para serem colocadas em prática no município

Publicado em: 28 de junho de 2023

O presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Homero Tadeu Colinas, fez uso da tribuna livre durante a 15ª sessão ordinária da Câmara Municipal, que aconteceu nesta terça-feira (27/06), para destacar a importância de desenvolver mais ações em conjunto voltadas ao Patrimônio Histórico e Cultural de Charqueada.

 

De acordo com ele, o turismo é um setor que está intrinsicamente ligado à história e à cultura de um local e, atualmente, muitas referências atreladas ao legado de Charqueada já não são mais encontradas.

 

“Muitas coisas estão desaparecendo da nossa história e muitos jovens não terão a oportunidade de voltar ao lugar onde a luta foi travada, onde a nossa história se iniciou. Temos poucas referências, que estão se acabando. É nesse sentido que o turismo se liga ao Patrimônio Histórico e Cultural”, relatou Homero Colinas. “Não existe Plano Diretor de Turismo se não houver Plano Diretor de Desenvolvimento do Patrimônio Histórico e Cultural de Charqueada. Se não houver história e cultura, não tem o porquê fazer turismo, ao não ser apenas pelo viés mercadológico”, acrescentou.

 

Nesse contexto, o presidente do Comtur sugeriu sete propostas para serem colocadas em prática no município, entre elas estão a indicação de um projeto de lei para a reconstrução da memória, história e historiografia de Charqueada; regulamentação voltada à proteção do Patrimônio Histórico e Cultural, de bens materiais e imateriais, vinculados aos fatos memoráveis e significativos da cidade; e um projeto de lei que declare o Patrimônio Cultural Imaterial do município, inclusive a cultura gastronômica e as tradições do tropeirismo.

 

“Tudo o que foi tratado é uma questão de identificação com a nossa cidade. Sem (a preservação) do Patrimônio Histórico e Cultural não há identificação”, pontuou.


Publicado por: Alinne Schmidt

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!