Aumentar Fonte Contraste Mapa do site

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIU CRIMES DE INTERNET

Publicado em: 23 de março de 2010

A Câmara Municipal de Charqueada realizou na noite do último dia 24 audiência pública para tratar sobre crimes de Internet e sua influência na formação do menor. Com a presença dos vereadores, representantes de entidades do município e conselhos municipais e da população, a audiência que teve como palestrantes o Dr. Carlos Fernandes Lopes Abelha, Delegado da Polícia Federal em Piracicaba e o Major PM Médico Dr. Pedro Rebelo de Carvalho contou ainda com as presenças do Presidente da OAB – Subseção Piracicaba, Dr. Odinei Roque Assarisse, do delegado de Charqueada Dr. Gilberto Carlos Fernandes Júnior e do Comandante da Guarda Municipal Antonio Cândido Rosa e do Capitão Silas Romualdo representando a Guarda Municipal de Piracicaba, além do Assessor Jurídico da Câmara Municipal Dr. Giovanni Bertazzoni.
         Ocupando a Tribuna, o Dr. Abelha fez um explanação sobre o trabalho da Polícia Federal no sentido de coibir esses crimes e o aparato de que a instituição dispõe inclusive de pessoal para fazer as investigações. “É necessário que os pais estejam atentos e que a qualquer sinal suspeito não se intimidem em fazer suas denúncias à Polícia ou ao Ministério Público que vai tratar o caso com todo o rigor. Para casos como esses o primordial é o tempo para que possamos identificar os criminosos o mais breve possível. Quanto antes a denúncia, mais eficaz é a investigação”, afirmou.
         Traduzindo a questão em números, Dr. Abelha explicou que não são apenas de formas virtuais que se cometem os abusos contra crianças. “Cerca de 57% dos casos de abusos sexuais acontecem dentro da própria casa, seja com padrastos, tios, vizinhos entre outros”, explicou. O delegado esclareceu também que hoje é muito mais fácil ter meios pra identificar os criminosos virtuais através de acordos que a Polícia Federal tem com os provedores de Internet que em casos de investigação acaba fornecendo os relatórios de I.P. (Internet Protocol) mediante autorização judicial. “É um caminho longo que trilhamos virtualmente para chegar até os agressores”. Dr. Abelha ressaltou ainda os cuidados que se deve tomar na questão da segurança da navegação, principalmente na era da Internet sem fio. “Além de em casos de suspeita haver a necessidade de se comunicar a polícia imediatamente, é importante que as pessoas, na boa intenção de descobrir quem eventualmente esteja molestando seus filhos, não façam investigações próprias, pois inadvertidamente podem acabar se envolvendo através dos rastros deixados pela navegação. Importante também para os que possuem rede sem fio em casa, através de roteadores, que o façam com toda a segurança possível, com senha de acesso, a fim de evitar que outros, sem que a pessoa saiba, usem sua rede para usos ilícitos, principalmente a pedofilia.
         O Dr. Pedro Rebelo de Carvalho Major Médico da Polícia Militar também fez uma explanação sobre os detalhes da pedofilia afirmando que a punição para esses casos tem de ser exemplar. “O pedófilo é inteligentíssimo, ele pode ser dissimulado, bipolar, ter algum tipo de transtorno, tentar justificar seu ato de alguma forma quando pego, mas não é burro, sabe muito bem o que está fazendo e os meios eficazes para conseguir seu objetivo. Por isso todo o acompanhamento dos pais, a qualquer comportamento estranho do filho, aproximação é fundamental. Não se intimidem em acompanhar mesmo na Internet com quem seu filho conversa, pois as atenções devem ser redobradas”, explicou. Ao final da audiência os presentes fizeram um balanço positivo uma vez que a Audiência foi bastante esclarecedora permitindo troca de informações com os palestrantes e permitindo que todos sejam agentes multiplicadores para disseminar a importância das informações.


Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!