Aumentar Fonte Contraste Mapa do site

SABESP PRETENDE INVESTIR R$ 33 MILHÕES EM CHARQUEADA

Publicado em: 29 de junho de 2010

Uma reunião realizada na manhã da última quinta-feira entre a diretoria da Sabesp, o Prefeito e o Legislativo marcou o início dos trabalhos visando a renovação ou não do contrato existente entre o município e a empresa para tratamento e fornecimento de água e coleta de esgoto que vence no próximo mês de agosto. Participaram da reunião o Prefeito Romeu Verdi, os vereadores Ulisses Hélio Roccia, Presidente da Câmara, Carlos Roberto Biegas e os membros da Comissão Temporária Específica para tratar do assunto, Osvaldo Luís Morelli, Daniel Lanjoni Del Pino e Maria Stela Assini. Representando a Sabesp estiveram presentes os diretores Omar José Gibran, Lázaro Miguel Rodrigues, Sérgio Henrique Monção além do responsável pela empresa no município, Eduardo Rodrigues.
         Durante a reunião o município, através do Prefeito e dos vereadores foram expostas as necessidades primordiais do município como a ampliação da rede, a necessidade de incremento na captação de água visando o desenvolvimento industrial do município, a construção de reservatórios nos bairros do Recreio e Santa Luzia, o tratamento do esgoto de Paraisolândia que ainda é descartado in natura, até por questão de preservação ao meio ambiente e rede de esgoto nos bairros Serra Azul I e II, entre outras melhorias.
         A empresa apresentou um cronograma de obras para o período de 2010 a 2039 onde estão previstas todas essas melhorias solicitadas totalizando um investimento da ordem de R$ 33 milhões de reais no município. Deste total 12 milhões estão previstos para investimentos em captação de água e de acordo com a previsão o novo sistema, em caso de renovação, estará concluído em 2012.
         Dentre os pontos destacados e propostos no novo contrato estão a ampliação da tarifa social para moradores de baixa renda que se enquadrem nos pré-requisitos estipulados pela companhia, facilitação no cadastro de entidades assistenciais, redução de 50% da Tarifa Pública sem contrato para os próprios municipais, pagamento pela empresa de IPTU sobre áreas não operacionais, infra-estrutura de saneamento em obras do CDHU. Apoio na elaboração do Plano Municipal de Saneamento. Além disso, dois pontos importantes destacam-se. Trata-se da regulação das atividades da Sabesp pela ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo). Esse item prevê maior eficiência na fiscalização das atividades da companhia que deve se enquadrar nos padrões estipulados pela agência através de relatório de controle. A atuação da ARSESP vai permitir aprimoramento dos padrões de qualidade, tempo de atendimento e estabelecimento de metas qualitativas. Outro ponto importante destacado é que, em caso de novo contrato, haverá a revisão do mesmo a cada quatro anos, onde empresa e município farão a revisão do que está planejado e se haverá alguma necessidade do remanejamento do cronograma que permite essa flexibilidade.
         A comissão e os demais vereadores receberam cópias do plano de investimentos e terão agora um tempo para estudar e analisar a questão para um novo encontro com a diretoria da empresa marcado para daqui a 30 dias, onde novamente serão discutidos os pontos que estão em dúvidas bem como sugestões de prioridades do município que possam eventualmente ser antecipadas. Além disso, os vereadores da comissão farão uma varredura do município identificando os pontos críticos e verificando as ações mais imediatas.
 


Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!