COMANDANTE DA GUARDA DE CHARQUEADA ESCLARECE QUESTIONAMENTOS SOBRE SEGURANÇA
Publicado em: 31 de março de 2011
O Comandante da Guarda Civil Municipal de Charqueada, Antonio Cândido Rosa, através de ofício encaminhado ao Presidente da Câmara, Carlos Roberto Biegas, ocupou a Tribuna Livre da Casa durante a sessão da última terça-feira com o objetivo de esclarecer questões relativas a atuação da instituição e esclarecer os roubos ocorridos nos últimos dias onde dois caminhões da Prefeitura foram furtados.
O Comandante esclareceu os fatos ocorridos no dia do furto ressaltando a preocupação com o local, o almoxarifado da Prefeitura, onde ficam guardados também os veículos de grande porte. Rosa ressaltou que no local também existe uma câmera de monitoramento e destacou que se ali houvesse o vigia, já que os motoristas foram trancados no porta - malas de um carro, talvez este não tivesse a mesma sorte. “Como o roubo é uma coisa imprevisível é difícil evitar que ele ocorra. No entanto teríamos feito o nosso melhor para evitá-lo. Mas é importante destacar que todas as providências nas áreas civil e criminal foram tomadas com relação ao assunto e o nosso trabalho preventivo de acompanhamento do município e dos próprios públicos vem sendo realizado e procuramos sempre aprimorar as nossas ações”, enfatizou.
Rosa também destacou que a Guarda, dentro do que determina a Legislação, tem atuado intensamente como força auxiliar à Polícia Militar. “Acho que também temos que cumprir esse papel, pois quem ganha com isso é a própria população”, ressaltou. O Comandante afirmou ainda que, com relação às críticas recebidas, sugeriu ao Prefeito Romeu Verdi que colocasse a Guarda atuando mais efetivamente nos próprios públicos e auxiliando a Polícia Militar apenas quando solicitado. “No entanto isso nos trouxe mais críticas ainda, pois a população entende que a GM também deve atender as ocorrências que eventualmente a PM não possa atender, como desinteligências e averiguações. Mas por outro lado não podemos abandonar o ser humano quando este nos solicita e eu acredito que também devemos atuar nessa questão se haja necessidade e seja confirmada a suspeita. Não podemos ver uma pessoa em apuros e simplesmente virar as costas ou fazer vistas grossas só porque nossa alçada são os próprios públicos”, destacou.
O Comandante afirmou que para que a atuação seja mais efetiva na área da segurança em Charqueada é necessária a união de forças: Executivo, Legislativo, Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal e a população. “É necessário uma ação decisiva, buscando respaldo político junto aos nossos deputados e a Secretaria de Segurança Pública no sentido de conseguirmos urgentemente um reforço, principalmente de Policiais Militares para Charqueada. Quando tínhamos 8000 habitantes nosso efetivo era de 12 Policiais Militares, hoje estamos com 15000 habitantes e nosso efetivo é de 11 policiais”, ressaltou.
O Comandante se colocou a disposição da população para esclarecer as dúvidas e colocou que a Guarda Municipal estará sempre pronta para colaborar com as ações de segurança no Município e que também irá se juntar a esse esforço que será feito para amenizar o grave problema de segurança de Charqueada.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:
Notícias da Câmara