CÂMARA SEDIOU REUNIÃO ENTRE COMERCIANTES E POLÍCIA MILITAR
Publicado em: 02 de maio de 2011
Foi realizada na manhã da última quinta-feira, 14, no Plenário da Câmara uma reunião entre comerciantes de Charqueada e a Polícia Militar. A reunião aconteceu a pedido dos mesmos com o objetivo de obter esclarecimentos sobre a onda de assaltos aos comércios que se intensificou desde o começo do ano.
A Polícia Militar foi representada pelo Capitão Marcelo Caron, chefe do Batalhão de Polícia de São Pedro, que além daquele município ainda responde por Charqueada, Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra. A Câmara esteve representada pelos vereadores Osvaldo Luis Morelli e Maria Stela Assini.
O Capitão explicou que a questão de efetivo nos municípios obedece a critérios estatísticos estipulados pelo alto comando da PM. De acordo com essa estatística Charqueada comporta um efetivo de 12 policiais e uma só viatura, o que, de acordo com o próprio comandante é inadmissível. “Até levando-se em conta algumas falhas no recenseamento nós podemos afirmar que Charqueada já conta com uma população de 20 mil habitantes e uma só viatura pra toda uma cidade com essa extensão territorial é bastante complexo”, afirmou, dando conta de que enviou ao Alto Comando um relatório com os problemas pontuais de cada Município e suas necessidades, mas deixou claro que no que se refere a aumento de efetivo, a questão é eminentemente política. “Há que se ter diálogo e buscar a solução através de meios políticos com os Poderes unidos e a articulação junto a Deputados e o Governo Estadual. Ao meu ver, Charqueada já comporta um Pelotão da Polícia Militar e não apenas um destacamento. Isso seria uma grande solução com o dobro do efetivo e o aumento de viaturas”, enfatizou.
O Capitão, ao fazer uma apresentação sobre as ocorrências nos municípios de sua atuação, esclarecendo que a Polícia Militar faz acompanhamento mês a mês de todas as ocorrências, até como medida de se definir as políticas de ação, ressaltou também a necessidade de registro das Ocorrências através de Boletim, pois são eles que definem para registro nos números da PM a quantidade de ocorrências.
Caron explicou também que ações preventivas são fundamentais e que a participação da comunidade denunciando através dos canais da Polícia Militar ou através do Disque Denúncia pode sim ajudar a combater a criminalidade. O Capitão explicou ainda que a Polícia vem intensificando suas ações profiláticas, ou seja, que não atingem diretamente o foco da criminalidade, mas dificulta suas ações como intensificação nas ações de trânsito ou patrulhamento em locais sabidos de comércio ilegal de drogas onde a Polícia não consegue mandado judicial em tempo para poder agir. “As vezes não conseguimos invadir uma casa ou um local onde ocorre esse tráfico, mas paramos viaturas na rua fazendo um controle do trânsito, o que acaba por inibir a ação dos bandidos”, enfatizou.
Ainda no que se refere a Charqueada, Caron explicou que o Batalhão vem tomando providências como o remanejamento de horários e o deslocamento de mais uma viatura para o Município uma atuando no centro e outras nos bairros periféricos, bem como nas ações pontuais que vem ocorrendo, citando como exemplo uma operação realizada há algumas semanas no centro da cidade com um total de 69 autuações entre apreensões e multas de trânsito. “Estas ações estamos as desenvolvendo também nos bairros e elas vão continuar por todo o município”, enfatizou.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:
Notícias da Câmara