REUNIÃO COM DIRETORIA DA SABESP DISCUTIU PRIORIDADES DE CHARQUEADA
Publicado em: 06 de junho de 2011
Discutir as prioridades do Município de Charqueada no que tange a água e esgoto para os próximos anos. Esse foi o tema da reunião realizada na última terça-feira, 31 de maio, na superintendência da Unidade Médio Tietê da Sabesp em Botucatu.
Estiveram presentes o Prefeito Romeu Verdi, os Vereadores Osvaldo Luis Morelli, Daniel Lanjoni Del Pino e Maria Stela Assini, além do empresário Márcio Gava. Pela Sabesp participaram Layre Colino Júnior, superintendente da Unidade Médio Tietê, o Gerente de Divisão de São Manuel, Omar José Gibran e o encarregado da Sabesp em Charqueada Eduardo Rodrigues.
Na oportunidade o Prefeito e os vereadores fizeram uma explanação acerca das prioridades urgentes do município no que se refere ao abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgotos, elencando os problemas enfrentados por moradores do bairro do Recreio que não contam com coleta de esgoto, a nova captação de água para o município prevendo futuro crescimento, solução para implantação de reservatório no bairro do Recreio, uma estação de tratamento de esgoto para o bairro de Paraisolândia, reparos na rede coletora do Jardim Silvana que constantemente apresenta problemas, bem como a coleta de esgotos nos bairros Serra Azul I e II e Recanto Nobre.
O superintendente destacou que dentro dos estudos feitos pela empresa na elaboração do cronograma de obras para os próximos 30 anos que já foi analisado pela Prefeitura e pela Comissão Temporária da Câmara a prioridade está na captação de água. Inclusive o projeto executivo para a realização da obra já está contratado com previsão de execução até 2014, mas depende da renovação com a empresa para a viabilização dos recursos. No entanto uma alternativa considerada para início imediato é a recuperação da barragem da Água Branca, o que já evitaria momentaneamente, problemas como abastecimento. Com relação a instalação de reservatório para o bairro Recreio a Sabesp autorizou a construção da base de concreto para implantação deste que terá capacidade 100m3.
Com relação às casas do bairro do Recreio que não dispõe de rede coletora de esgoto, a Sabesp vislumbrou a necessidade de ampliação sendo que será feito projeto para essa ampliação e a Sabesp em Charqueada vai procurar autorização junto aos proprietários dos imóveis que não contam com a coleta para a execução da obra.
Outro ponto abordado foi a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto para o bairro de Paraisolândia. No cronograma apresentado pela Sabesp a obra teria seu início entre 2020 e 2023. O Prefeito e os vereadores aventaram junto a diretoria da empresa uma possível antecipação da obra e o superintendente sugeriu que a Sabesp apresente o projeto da Estação e a Prefeitura busque junto ao Fehidro um empréstimo a fundo perdido o que poderia adiantar a execução e enquanto não houver a execução da obra, a Sabesp vai elaborar relatórios fotográficos com detalhamento do bairro para solicitar junto a Promotoria do Meio Ambiente autorização para a execução de rede coletora na Avenida das Américas com a Rua São Francisco.
A Sabesp também esclareceu que irá providenciar a limpeza das fossas do Jardim Silvana e que os esgotos domésticos provenientes de fossas dos condôminos de chácaras existentes no município poderão ser descarregados em redes da Sabesp e encaminhados para a Estação de Tratamento de Esgoto do Recreio, evidentemente depois de prévia autorização da empresa e recolhimento de taxas. Para incrementar o serviço e estender o atendimento prestado a esses proprietários, a Prefeitura irá providenciar um caminhão tanque para a limpeza de fossas e recolhimento dos dejetos.
A Prefeitura estuda agora o envio do Projeto de Lei para a renovação do contrato existente entre o Município e a empresa, sendo que este, se aprovado pela Câmara, terá a regulação da ARSESP – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo com revisão a cada quatro anos e definição de metas e objetivos com prazos e datas para execução com penalizações em caso de descumprimento.
Tanto o Prefeito como os Vereadores classificaram a reunião como extremamente produtiva. “Foi uma oportunidade onde pudemos discutir abertamente as nossas prioridades e inquietações expondo aquilo que realmente o município necessita tendo as respostas concretas no que pode ser antecipado e o que não pode e também uma definição acerca do que pode ser executado levando-se em conta essas prioridades que a população tanto precisa, uma vez que é um assunto de responsabilidade e que irá repercutir na vida do município pelos próximos anos”, concluíram.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:
Notícias da Câmara