Aumentar Fonte Contraste Mapa do site

Câmara de Charqueada aprova moção em defesa da filantropia do Hospital da Cana

Publicado em: 09 de agosto de 2007

A Câmara Municipal de Charqueada aprovou, na sessão da última terça-feira, dia sete de agosto, por unanimidade a MOÇÃO Nº 0005/2007 , de autoria do vereador Fernando Piva Ciaramello, de apelo ao ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, para que seja mantida a filantropia do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba. Fernando Ciaramello, que é presidente da Câmara, decidiu elaborar a moção após participar do lançamento de uma campanha regional, pelo Jornal de Piracicaba, na manhã do dia sete de agosto, em Piracicaba, que reuniu diversas lideranças e autoridades de Piracicaba e das cidades da região.
Da tribuna da Câmara, Fernando Ciaramello falou da importância do Hospital dos Fornecedores para a população de Charqueada e região. Apesar de Charqueada ter um hospital, que é referência estadual, segundo relatou, os exames de alta e média complexidade são realizados no Hospital da Cana, em Piracicaba. “Diariamente, cerca de 20 charqueadenses são atendidos no Hospital dos Fornecedores de Cana”, contou.
Na moção aprovada, é lembrado que o Conselho Nacional de Assistência Social, publicou no Diário Oficial da União, do dia 28 de maio deste ano, o cancelamento do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, mantenedora do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC).
“Com isso, o hospital corre o risco da perda da filantropia e conseqüente paralisação do atendimento prestado aos usuários do SUS, trazendo grandes prejuízos à população de Charqueada e região, visto que os procedimentos realizados pelo hospital dificilmente seriam absorvidos por outros hospitais da região, já carentes em seus atendimentos, ficando a população usuária do SUS sem assistência, fato este que ocasionará um caos social de proporções irreversíveis”, diz trecho do documento.
Na moção é destacado que o HFC é referência estadual para o Sistema Único de Saúde, pois além da região de Piracicaba, atende outros municípios, com aproximadamente 1.200.000 habitantes, especialmente em média e alta complexidades nos serviços de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia Cardíaca, Oncologia, UTI neonatal e parto de alto risco, Banco de Leite Humano, Transplante Renal e Hemodiálise, Hemodinâmica e Unidades de Tratamento Intensivo, além de uma Clínica Dia para intervenções de médio porte e Centro Médico integrado para consultas ambulatoriais.
Ao ministro é reforçado que o processo de auditoria dos fiscais da Previdência deveria ser reavaliada, e merece outro apontamento. Diante disso, é solicitado do ministro parecer favorável ao recurso apresentado pela Associação dos Fornecedores de Cana, no sentido de manter o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social desta instituição.
A moção aprovada foi assinada também pelos vereadores Agostinho Donizetti Fusato, Celina Aparecida Salla Zanni, Edinaldo Donizete Davanzo, Eleandro da Silva, João Toniolo, Noedys Zanatta e Ulisses Hélio Rossi. Os vereadores também estarão colhendo assinaturas para abaixo-assinado a ser encaminhado ao ministro da Previdência.


Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!