Aumentar Fonte Contraste Mapa do site

CONTADORAS FAZEM ESCLARECIMENTOS DA GESTÃO DE RECURSOS PÚBLICOS EM SESSÃO DA CÂMARA

Publicado em: 13 de agosto de 2013

Na Sessão Ordinária da última terça-feira, 06 de agosto, as contadoras Gisele Maria Marissa da Secretaria de Administração e Finanças da Prefeitura de Charqueada, estiveram presentes na sessão da Câmara Municipal, falando sobre a questão orçamentária da cidade.  
Também participou Luciana Graziela Maciel, que atua na área e respondeu aos questionamentos dos vereadores, junto com a contadora.
“O vereador Naldo Davanzo me disse há dias atrás sobre alguns boatos de que a Prefeitura estaria devendo e eu disse que seria marcada uma reunião para tirar essas dúvidas. O Naldo e o Dinho estiveram com o secretário de Administração e Finanças Gerson Martinez, mas parece que ainda restaram algumas duvidas”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, vereador Mario Firmiano (PSC), antes da palavra da responsável pela contabilidade.
Em seguida Gisele Marissa fez uso da palavra esclarecendo que a Prefeitura esta em dia com todos os credores e que os ajustes são necessários e vem sendo feitos pelo prefeito José Piazza (PT), sobretudo em relação as despesas na área da educação.
“A situação hoje da Prefeitura é favorável, porque não temos nenhum credor sem receber ou recebendo com atraso. Temos sim questões referentes a educação, devendo ser pago o décimo terceiro e férias, sendo que devido há alguns fatos que ocorreram nos últimos cinco anos. Houve quase a falência da Biocapital, reduzindo a arrecadação, além da questão do aumento do piso dos professores. Diante desses acontecimentos diminuiu a arrecadação e os gastos acabaram ficando maiores”, ressaltou.
“O prefeito José Piazza esta contendo os gastos para poder gerir essa questão, para que o servidor público não seja prejudicado e tudo possa ser honrado, para que não chegue ao final do exercício sem dinheiro para pagar os funcionários”, completou a contadora.
“Do FUNDEB 60% pagamos os professores e os 40% vão para as despesas de custeio. Hoje é mínima a parte de custeio que conseguimos usar do FUNDEB. Devido a abertura de NAPE e novas escolas houve o aumento do número de servidores concursados e também a questão do piso, sendo que com isso o valor acabou sendo comprometido e por isso os professores desde o ano passado não recebem o resíduo”, disse Luciana Maciel.
Em um ano são investidos cerca de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) somente no Vale Alimentação dos servidores da educação, de acordo com a contadora da Prefeitura de Charqueada.
A contadora destacou que a revisão do Plano de Carreira dos Professores e também alguns cortes serão necessários, para que o sistema possa ser mantido e para que seja possível honrar os pagamentos nos próximos anos.
“É preciso fazer essa revisão no Plano de Carreira, como por exemplo, nas horas extras e horas atividades. Com a abertura de novas escolas foram contratados mais professores, gerando um aumento significativo na folha de pagamento. Daí a necessidade de fazer essas adequações para que no final do ano consigamos fazer todos os pagamentos. O que esta ocorrendo na verdade é uma prevenção para que não tenhamos problemas futuros, pois se as coisas continuarem nesse ritmo em 2015, será impossível manter o sistema”, explicaram.
 


Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!