CÂMARA DE CHARQUEADA PRESENTE A REUNIÃO DO PARLAMENTO DO AGLOMERADO URBANO EM LIMEIRA
Publicado em: 07 de novembro de 2013
A Câmara Municipal de Charqueada, através do Vereador Sebastião Batista de Oliveira (PT) que representou o Presidente Mário Firmiano e do Diretor Jurídico Éder Antonio do Carmo Nunes esteve representada no encontro do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba realizado na última terça-feira, dia 05 de novembro no plenário da Câmara Municipal de Limeira. O aglomerado vai integrar os parlamentares dos 22 municípios que o integram abrangendo uma população de aproximadamente 1.300.000 habitantes.
Durante o encontro, foi feita a eleição da mesa diretora do parlamento que terá mandato de um ano com possibilidade de reeleição. O Presidente eleito para o primeiro mandato foi Ronei Martins Costa, Presidente da Câmara Municipal de Limeira, que foi o responsável pela articulação e implantação do Parlamento. O primeiro vice-presidente é João Manoel dos Santos, chefe do Legislativo de Piracicaba; o segundo vice-presidente é Nilton de Praga Barbosa da Silva, presidente da Câmara de Conchal; o terceiro vice-presidente é Rodrigo Tendolini Balerini, presidente da Câmara de Analândia; o quarto vice-presidente, André Luiz Rocha, presidente da Câmara de Capivari; primeiro secretário, Alexandre Juliano Benatti, presidente da Câmara de Rafard e o segundo secretário Agnelo da Silva Matos Neto, presidente da Câmara de Rio Claro.
Além da eleição da mesa diretora, foram definidos também na reunião o estatuto e o regimento interno do parlamento. Para aderir ao parlamento, agora oficialmente constituído, as Câmaras dos 22 municípios deverão aprovar um decreto legislativo de adesão ao mesmo. A Câmara de Charqueada teve uma participação bastante destacada na reunião, em função dos apontamentos que fez propondo melhorias e alterações nos textos que irão reger o parlamento. “Nos aprofundamos nos textos e ficamos satisfeitos em ver que boa parte do que propomos foi aceito por todos os presentes”, afirmou o Diretor Jurídico da Câmara, Eder Antonio do Carmo Nunes. A exemplo das Câmaras Municipais, o Parlamento também terá as suas comissões permanentes para discutir os assuntos inerentes aos municípios, numa forma de valorizar os respectivos Legislativos Municipais. “A união de todos nos dará força suficiente para enfrentarmos juntos os problemas de cada cidade, que passarão a ter mais peso junto à esfera estadual e federal, principalmente às de menor porte, como também os mais amplos que dizem respeito a todo o aglomerado”, afirmou o Vereador Sebastião.
Além do Presidente, por natureza membro nato, cada Câmara poderá indicar até 1/5 de seus Vereadores para integrar o Parlamento com direito a voz e voto. No caso de Charqueada, além do Presidente Mário Firmiano de Oliveira, serão indicados mais três Vereadores. A próxima reunião, a primeira depois da eleição da mesa do Parlamento Regional acontece no próximo dia 10 de dezembro na cidade de Capivari.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:
Notícias da Câmara