Biegas quer comissão para discutir recuperação da mata ciliar do Ribeirão Água Branca
Publicado em: 03 de outubro de 2007
Durante a sessão da Câmara Municipal de Charqueada, da última terça-feira, dia 25 de setembro, o vereador Carlos Roberto Biegas propôs que seja constituída uma comissão a fim de estar discutindo com os proprietários da Fazenda Cavalinho a possibilidade de recuperação da mata ciliar do Ribeirão Água Branca. Ele conta que esteve reunido com a direção da Usina Costa Pinto, que tem a concessão para o plantio de cana na fazenda, mas foi informado de que a área que margeia o Ribeirão Água Branca ficou sob a responsabilidade dos proprietários, que mantém a criação de gado neste espaço.
De acordo com o vereador, a Costa Pinto está disposta a fazer, de forma gradativa, a recuperação da mata ciliar, desde que haja autorização dos proprietários. “Como a usina tem a concessão para explorar apenas parte da fazenda ela não conta com autorização para interferir nesta área, havendo necessidade da autorização dos proprietários. Por isso, proponho que seja constituída uma comissão para conversarmos com os proprietários da Fazenda Cavalinho”, disse.
A recuperação da mata ciliar do ribeirão é essencial, uma vez que é dele que se capta água para o abastecimento de Charqueada. Com a concentração do gado nas margens do rio, a tendência, como disse o vereador Carlos Biegas, é de que a mata ciliar seja, cada vez mais, degradada, o que foi também destacado pelo vereador Edinaldo Donizete Davanzo.
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email