Câmara de Charqueada fará premiação dos vencedores do prêmio Jovem Pesquisador
Publicado em: 07 de novembro de 2007
A Câmara Municipal de Charqueada realizará a premiação dos vencedores do prêmio “Jovem Pesquisador” na próxima quinta-feira, dia primeiro de novembro. O Prêmio Jovem Pesquisador tem como tema “A luta pela Água no Ribeirão Água Branca” e contou com a participação de mais de 100 alunos de quatro escolas do município.
O tema, como destaca o presidente da Câmara Municipal, Fernando Piva Ciaramello, que é também o idealizador deste concurso, é voltado a conscientizar alunos de quinta a oitava série do ensino fundamental para a necessidade de preservar o Ribeirão Água Branca, responsável pelo abastecimento do município.
De acordo com Fernando Piva Ciaramello, essa é a primeira edição do Prêmio Jovem Pesquisador, instituído por lei pela Câmara Municipal de Charqueada, através de projeto de lei aprovado no final do primeiro semestre deste ano. Este projeto, uma iniciativa do presidente da Câmara, tem como principal objetivo estimular a pesquisa e a vocação científica na rede pública de Educação local, como forma de aprendizagem e produção de conhecimento, visando despertar interesse maior pela prática do aprendizado junto a estudantes e professores.
O prêmio Jovem Pesquisador será concedido a estudantes, professor incentivador da pesquisa, que estará orientando os estudantes, assim como à “Escola Incentivadora da Pesquisa”, concedido às escolas dos estudantes e professores participantes deste projeto. Os alunos vencedores de cada série receberão uma bicicleta cada, enquanto que todos os participantes receberão certificado de participação. Os vencedores, que só serão anunciados no evento de premiação, foram escolhidos por uma comissão de ex-professores, com grande experiência.
Nesta primeira edição, como explica o autor da idéia, o tema foi o meio ambiente, uma vez que Charqueada, hoje, com cerca de 15 mil habitantes, tem como principal fonte de água o Ribeirão Água Branca, que está no seu limite, e há necessidade de preserva-lo e ajudar na recuperação da sua mata ciliar. Para isso, ele conta que conseguiu junto ao Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari a doação de mudas, que serão plantadas ao longo deste semestre. “Temos que ter ações de conscientização, do contrário corremos o sério risco de, em pouco tempo, de implantar o racionamento de água no município”, completa.
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email