Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro será lançado oficialmente neste sábado (26)
Evento, que contará com a participação de autoridades políticas da cidade e região, promoverá o plantio simbólico de 35 mudas de árvores nativas; preparação da área para receber as espécies começou nesta quarta-feira (23)
Publicado em: 24 de maio de 2018
O lançamento oficial do Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro será realizado neste sábado (26), no Sítio Boa Vista, situado no município charqueadense. A ocasião será marcada pelo plantio simbólico de 35 mudas de árvores nativas, como Maricá, Embaúba e Jaracatiá, e contará com a participação de autoridades políticas da cidade e região. A programação do evento tem início às 8h, na Casa da Agricultura, com saída prevista às 9h30 para o local do plantio e encerramento programado às 10h30.
Já na tarde desta quarta-feira (23) aconteceu a preparação da área onde ocorrerá o lançamento do projeto, a seleção das mudas para o plantio e as escavações necessárias no solo para acolher as espécies nativas. Acompanharam os trabalhos o vereador Rogério Batista (PPS) – Professor Rogerinho, a chefe da Casa da Agricultura de Charqueada Melissa Sampaio, o engenheiro agrônomo Dênis Herisson da Silva, da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) Regional de Piracicaba, o geógrafo Marcelo de Almeida Santos, membro da UGP (Unidade de Gestão do Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro) pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e uma das proprietárias da área, Nilva Doná.
Além das 35 mudas para o plantio durante o evento, mais 30 serão entregues aos produtores rurais que integram o Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro, para que sejam cultivadas em suas propriedades.
Por dentro do projeto
O Mananciais Charqueada/São Pedro trata-se de uma ação que visa à melhoria da quantidade e da qualidade de água proveniente das microbacias dos ribeirões Água Branca - pertencente ao município de São Pedro, e Boa Vista, de Charqueada, que hoje se encontra poluído e com pouca água.
A microbacia Água Branca é responsável pela formação de seu córrego, que é importante manancial de abastecimento de Charqueada. As Bacias Boa Vista e Água Branca juntas contribuem para o Ribeirão Araquá, que apresenta potencial para abastecer não só os municípios de Charqueada e São Pedro como também o de Águas de São Pedro. E é no meio rural que se encontra a água pura, e assim todos os usuários podem e devem ajudar a conservá-la.
Por isso a importância desta empreitada, que cria diversas ações de boas práticas agropecuárias e de regularização ambiental, mediante elaboração de um projeto para cada propriedade que faz parte das bacias em questão.
O Mananciais Charqueada/São Pedro é uma iniciativa da Casa da Agricultura de Charqueada e da CATI, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a pedido das prefeituras municipais de Charqueada e São Pedro. Conta com a parceria dos Comitês das Bacias PCJ e também tem o envolvimento das Câmaras Municipais dos respectivos municípios, da Esalq, da Casa de Agricultura de São Pedro e da Fundação Florestal.
A CODASP (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), contratada pela Agência das Bacias PCJ, fará o diagnóstico das propriedades contempladas pela iniciativa. “Com o projeto pronto e em mãos a gente vai conseguir buscar recursos em empresas, instituições que têm passivo ambiental para cumprir (obrigações destinadas exclusivamente a promover investimentos em benefícios ao meio ambiente), para que possamos executá-lo. Por exemplo: uma empresa constrói uma estrada e derruba árvores, logo ela precisará replantar essas árvores; nós então apresentamos o projeto e designamos a área (para o replantio), que será a dos dois córregos”, explica a chefe da Casa da Agricultura de Charqueada, Melissa Sampaio.
O investimento é de cerca de R$ 375 mil, financiados pela Agência das Bacias PCJ, com recursos provenientes da Cobrança PCJ Federal (cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União). O projeto beneficiará 20 propriedades no município de Charqueada e 11 propriedades em São Pedro, totalizando uma área de aproximadamente 4,5 mil hectares.
Programação do lançamento oficial
Primeiro encontro acontece na Casa da Agricultura – Rua Governador Pedro de Toledo, nº 333, Centro:
8:00 – Café da manhã e recepção dos convidados
8:30 – Apresentação do Projeto Mananciais Charqueada e São Pedro
9:00 – Solenidade de abertura
9:30 – Saída para o Sítio Boa Vista
No Sítio Boa Vista:
10:00 – Plantio simbólico inicial de mudas
10:30 - Encerramento
Publicado por: Alinne Schmidt
Cadastre-se e receba notícias em seu email