Proposta de recuperação do Lago dos Biris é o vencedor do Projeto “Gente que faz”
Publicado em: 13 de dezembro de 2007
Com a proposta de recuperação do Lago dos Biris, José Henrique Amâncio, 41 anos, funcionários da Biocapital, que reside em Charqueada há um ano e quatro meses, foi o vencedor do projeto “Gente que faz” e recebeu o título de “Cidadão do Ano”. A entrega do título foi feita pela vereadora Celina Aparecida Salla Zani.
José Henrique, que é natural de Campinas, mas já adotou Charqueada para residir, não escondia a felicidade com a escolha da sua proposta. Ao todo, a Câmara Municipal de Charqueada recebeu 25 propostas para o “Gente que faz”, fruto de um projeto de lei do presidente da Câmara, Fernando Piva Ciaramello, com o objetivo de propiciar que a população da cidade também possa estar apresentando sugestões à Casa de Leis, visando melhorias no município e, consequentemente, o bem-estar da população.
A melhor proposta foi escolhida por uma Comissão Julgadora, nomeada pelo Presidente da Câmara Municipal de Charqueada, composta de cinco membros selecionados entre servidores e Vereadores. José Henrique faz diversas sugestões para melhorar o Lago dos Biris, entre elas que seja colocado cestos de lixo para reciclagem em toda área do lago, assim como também seja realizada a coleta seletiva de pilhas e outros objetivos que não podem ser descartados na natureza.
Além disso, ele propôs que a Prefeitura e seus órgãos competentes procurem a Biocapital e outras empresas instaladas na cidade para que, juntos, leiloassem toda área. Partes desta área seriam adotadas pelas empresas, que ficariam responsáveis por um determinado setor. Por exemplo, a Biocapital ficaria responsável pela pista de cooper e áreas de lazer, enquanto a prefeitura com a limpeza e conservação do lago e assim por diante. “Não seria apertado para ninguém e seria uma forma das empresas interagirem com seus funcionários, dependentes e a população em geral”, diz parte da sua proposta.
Como técnico de segurança, o vencedor diz que com conhecimento e estudo do meio ambiente, sabe que as empresas seriam muito gratificadas pela participação, uma vez que os novos ISO que estão sendo implantados vão questionar o que as empresas fazem para as comunidades. “Por isso, está na hora da prefeitura dar um ponta-pé inicial e fazer com que as empresas se engajem nesta missão”, sugere.
No material entregue na Câmara, José Henrique, que pratica seu cooper no Lago dos Biris, relata os problemas do local, que sofre com a falta de conservação, inclusive sendo utilizado por usuários de drogas, sem contar as fezes humanas e de animais em quase toda a pista, além das pessoas que andam com cachorros e de bicicletas dentro da pista. Por isso, ele propõe, também, que seja construída uma ciclovia e melhorada a pista do lado de fora para as pessoas poderem andar sossegadas, assim como educá-las para que andem com saco plástico para recolher as fezes dos seus animais. “Espero que o mais rápido possível eu possa ir correr e não ver mais estas cenas e nos finais de semana poder levar meus filhos para uma pesca esportiva ou jogar futebol ou outro esporte, ou quem sabe, até andar de pedalinhos”, diz. Outra sugestão é ter pessoas responsáveis pela piscina e pelo lago, “pois é um absurdo ver tantas crianças nadando no lago ou na piscina sem nenhum adulto por perto”, completa.
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email