Aumentar Fonte Contraste Mapa do site

Vereadores de Charqueada denunciam que empresa está retaliando passageiros idosos

Publicado em: 25 de março de 2008

Durante a sessão da Câmara Municipal de Charqueada da última terça-feira, dia 25 de março, os vereadores Fernando Piva Ciaramello, Agostinho Donizete Fusato e Eleandro da Silva denunciaram que a Empresa Trevisan, que faz a linha Charqueada-Piracicaba, está colocando empecilhos para o transporte gratuito de idosos, como garante o Estatuto do Idoso. Para os vereadores, a atitude da empresa é uma retaliação ao trabalho que a Câmara tem realizado para forçar a empresa a ampliar o número de ônibus e horários para atender a demanda de passageiros.

De acordo com informações colhidas pelos vereadores, desde o início deste mês, toda vez que uma pessoa idosa tenta pegar o ônibus, o motorista alega que já estão esgotadas as vagas destinadas a idosos. No entanto, o vereador Agostinho Fusato adverte que não há um local específico que os passageiros idosos devam ocupar no ônibus. “Com isso, não dá para saber, efetivamente, se, realmente, as vagas destinadas aos idosos já foram ocupadas. É necessário definir um local, assim fica tudo bem mais transparente”, argumenta.

No entanto, o presidente da Câmara, Fernando Piva Ciaramello ressalta que a empresa Trevisan só passou a adotar esta medida a partir de pesquisa realizada pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), no final do ano passado, confirmar a precariedade no transporte coletivo oferecido pela empresa Trevisan, sendo uma represália ao trabalho dos vereadores, “na tentativa de jogar a população contra nós”, dispara. No entanto, o caso foi denunciado ao Ministério Público, que dentro de poucos dias deverá dar uma decisão.

O caso do transporte intermunicipal de Charqueada foi parar no Ministério Público após a Câmara Municipal de Charqueada constituir, no ano de 2004, uma Comissão Especial para investigar o serviço de transporte oferecido, formada pelos vereadores Agostinho Fusato, Eleandro da Silva (Li da Padaria) e  Fernando Ciaramello. O problema, que foi denunciado ao Ministério Público, de acordo com Fernando Ciaramello, está próximo do final, e tudo indica que a empresa será intimada a colocar mais ônibus para atender a demanda, conforme pleiteia a população. “A população não deve dar ouvidos aos funcionários da Trevisan, que são pagos pela empresa para denegrir o trabalho que temos feito, visando exclusivamente melhorar o serviço do transporte”, ressalta.

 De acordo com o vereador Agostinho Fusato, além da necessidade de mais ônibus no horário de pico também é preciso estender o horário da noite. “Hoje, o último ônibus sai de Piracicaba às 19h15. Com isso, quem estuda ou trabalha em Piracicaba, no período da noite, fica na dependência de carona ou que alguém da família vá buscar”, conta.

Para o presidente da Câmara, apesar da demora na solução do problema, tudo indica que haverá uma melhora significativa no transporte coletivo intermunicipal. “Quando iniciamos o trabalho, muitos diziam que não daria em nada. No entanto, tudo indica que em breve vamos ter uma melhora significativa. Pode até não ser a ideal, mas vai melhorar”, completa, ressaltando o empenho da Câmara Municipal em trabalhar pelo bem-estar da população.


Publicado por: Assessoria de Imprensa da Câmara de Charqueada

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!