Maria José da Silva assume como presidente da Câmara de Charqueada no biênio 2023-2024
Vereadora é a segunda mulher eleita para comandar o Legislativo desde sua fundação, que ocorreu em 1955
Publicado em: 14 de dezembro de 2022
A Câmara Municipal de Charqueada definiu na noite desta terça-feira (13/12), após a realização dos trabalhos da última sessão ordinária de 2022, a composição da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024. A vereadora Maria José da Silva (DEM) foi eleita presidente e se consagra a segunda mulher a ocupar o cargo no Legislativo desde sua fundação, que ocorreu no ano de 1955. A primeira mulher a assumir a presidência da Casa foi Luiza Piazza Rocca, em 1999 e 2000.
A parlamentar encabeçou a chapa um, única inscrita, e terá como vice-presidente o vereador João Cardoso (PP); como primeiro-secretário o vereador Tião Paraná (PL); e no cargo de segundo-secretário o vereador Paulo Fattore (PSDB).
A apuração dos votos constatou oito favoráveis, dois em branco e um nulo.
A nova composição substituirá a partir de 1º de janeiro de 2023 a atual Mesa Diretora, que tem Marcos Ribeiro de Arruda (REP) como presidente, Nei Callegaro (PP) como vice; e Robson Obrownick (PSDB) e a própria Maria José como primeiro e segundo secretário, respectivamente.
Natural de Panelas (PE), Maria José da Silva está em seu primeiro mandato na Câmara; foi eleita com 275 votos. É casada com Vitalino Reinaldo de Oliveira. Moradora do bairro Boa Vista, é agricultora no ramo de minhocas e possui o ensino médio completo.
Sobre a eleição - A cada dois anos a Câmara Municipal de Charqueada deve escolher uma nova direção para a Casa, conforme determinam os Artigos 19 ao 25 do regimento interno. Assim sendo, o presidente e demais membros da atual Mesa Diretora precisam ser renovados; é proibida a reeleição de qualquer um dos integrantes para o mesmo cargo.
Publicado por: Alinne Schmidt
Cadastre-se e receba notícias em seu email