Câmara de Charqueada adere a campanha por menos retirada de água no Rio Piracicaba
Publicado em: 27 de maio de 2008
A Câmara Municipal de Charqueada aderiu à campanha desenvolvida pelo Fórum Permanente em Defesa do Rio Piracicaba para que o sistema Cantareira, que abastece a cidade de São Paulo, retire menos água do Rio Piracicaba. O anúncio foi feito nesta manhã de segunda-feira, dia 26 de maio, pelo presidente da Câmara Municipal de Charqueada, Fernando Piva Ciaramello, após encontro com o vereador Euclides Buzetto, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, que esteve pedindo o apoio de Charqueada na coleta de assim assinaturas para pressionar a Sabesp a cumprir acordo para reduzir o volume de água que hoje retira do Rio Piracicaba.
Essa campanha vem sendo desenvolvida em toda região, de coleta de assinaturas para abaixo-assinado a ser entregue ao governador José Serra, solicitando a redução do volume de água desviado do Rio Piracicaba para o sistema Cantareira. “Decidimos também nos engajar nesta campanha porque o Rio Piracicaba e em boa parte do ano fica agonizando com a baixa vazão, provocada também pelo desvio de água para o Cantareira”, diz o presidente da Câmara Municipal de Charqueada.
O abaixo-assinado solicita que o governador e a Sabesp encontrem alternativas para que a capital paulista diminua sua dependência em relação às águas da Bacia do Rio Piracicaba. O sistema Cantareira entrou em operação em 1974, retirando água rios Jaguari, Atibaia e Cachoeira, que formam o Piracicaba.
A outorga para retirar água teve a duração de 30 anos, com a licença terminando em 2004. No entanto, apesar de já se passarem quase quatro anos do fim desta outorga, até agora a Sabesp ainda não apresentou um projeto alternativo, levando a realização desta campanha, com a participação da população da região, para pressionar o governo estadual. “Essa causa é regional e tem nosso total apoio”, garante Fernando Ciaramello.
Publicado por: Assessoria de Imprensa da Câmara de Charqueada
Cadastre-se e receba notícias em seu email