Aumentar Fonte Contraste Mapa do site

Na Câmara, secretário apresenta balanço da saúde e Dr. Biegas cobra combate à dengue

Publicado em: 25 de novembro de 2008

O Secretário Municipal de Saúde do Município de Charqueada, Marco Antonio Casarini, esteve na Câmara Municipal de Charqueada, na sessão da última terça-feira, dia 25 de novembro, apresentando, em audiência pública, o balanço dos gastos no primeiro semestre deste ano, e recebeu apelo do vereador e médico Dr. Carlos Roberto Biegas para que seja mantido o trabalho de combate à dengue na cidade. O balanço da Secretaria de Saúde revela que neste ano, Charqueada só teve um caso de dengue, e importado (ou seja foi contraído em outro município), enquanto que em 2007, chegaram a ser registrados na cidade 132 casos, considerado uma epidemia.

Para Marco Casarini, a redução no número de casos de dengue em Charqueada é o resultado do trabalho desenvolvido de visitas às residências por uma equipe de funcionários da Prefeitura. O levantamento aponta que foram visitados no primeiro semestre deste ano 8.164 residências de Charqueada, de um total de 8904, sendo registradas 740 fechadas.

Diante do número satisfatório apresentado, Dr. Biegas reforçou que somente com prevenção se pode combater a dengue, defendendo uma ampla campanha de conscientização da população.  Seu alerta é em função de Charqueada estar localizada muito próxima a Piracicaba, que, de acordo com levantamento já realizado, é um dos três municípios do Estado com maior potencial de desenvolver um grande número de casos de dengue.

Em resposta ao apelo do vereador Dr. Biegas, o secretário garantiu que uma equipe continua o trabalho de visitação às residências, uma vez que as chuvas já começaram e, inclusive, a Sucen já liberou três bombas de costa para o combate ao mosquito. Ele também espera que o secretário estadual de Saúde, Luiz Barradas, libere armadilhas para cassar mosquitos, que foram adquiridas pelo Estado. Também está sendo desenvolvida uma campanha junto às crianças, nas escolas, e foi feito apelo pelos vereadores para que este trabalho também seja realizado nas indústrias de Charqueada.

BALANÇO DA SAÚDE – Em um relatório contendo 22 páginas, o secretário de Saúde, Marco Antonio Casarini, apresentou todo balanço das atividades desenvolvidas pelo município nesta área, nos dois primeiros trimestres deste ano. O levantamento mostra que o município já investiu na área de saúde R$ 1.300.876,97, totalizando 17,81% das receitas municipais, quando a legislação estabelece que deve ser aplicado pelo menos 15%.

O balanço aponta a realização de 822 viagens, num total de 142.702 quilômetros percorridos para transportar pacientes em diversas partes do Estado, assim como 2.992 atendimentos pelo serviço de fisioterapia 7.677 atendimentos pelo setor odontológico, que reduziu de três meses para 20 dias o tempo máximo de espera para atendimento, assim como todas as consultas,  exames, internações e cirurgias realizadas. O balanço mostra, ainda, que os atendimentos realizados pelos programas sociais e o seu custo e está à disposição na Secretaria da Câmara.


Publicado por: Assessoria de Imprensa da Câmara de Charqueada

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!