REUNIÃO DISCUTIU CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DOS ANIMAIS
Publicado em: 08 de maio de 2009
Uma reunião realizada na manhã da segunda-feira dia 04 de maio na Câmara Municipal foi o primeiro passo para a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais em Charqueada. Da reunião participou o Presidente da Câmara Municipal, vereador Ulisses Hélio Roccia, os vereadores Maria Stella Assini, Dinho Morelli e Raul Verdi Júnior, além de membros atuantes na área de proteção aos animais. Da reunião participou ainda Luiz Américo Chitolina que tem seu trabalho nesse setor reconhecido em toda a região tendo estado durante treze anos na Sociedade Protetora dos Animais de Piracicaba e mais quatro anos como diretor do Centro de Controle de Zoonoses daquele município.
Na reunião os vereadores procuraram obter informações sobre como instituir no município uma legislação específica para a proteção dos animais, já que este é um problema constantemente verificado na cidade, ainda mais com relação posse consciente de cães e gatos. O município não dispõe de um canil e nem de local específico onde se possa efetuar outros procedimentos, sendo este uma ação importante a ser levada adiante por parte da Administração, de acordo com a vereadora Stella Assini.
Luiz Chitolina esclareceu que, para que essas ações possam ser efetivadas, o primeiro passo é a criação de legislação municipal que discipline a questão. Com a legislação aprovada e implementada é possível iniciar outros passos como a criação de uma associação protetora dos animais. O projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais da vereadora Maria Stella Assini deu entrada na Câmara Municipal na última terça-feira dia 05 de maio.
A legislação regulamentação a punições e multas para maus tratos aos animais é de competência do Executivo e deverá ser enviada a Câmara dentro de seis meses a partir da criação do Conselho. O projeto também contempla a criação de uma Associação Protetora.
Por ser uma questão de saúde pública o assunto será tema de conversas dos vereadores com o Prefeito Romeu Verdi e o Secretário de Saúde Jordano Zanoni para estudos visando a implantação de um canil municipal e ações efetivas de proteção aos animais. O vereador Ulisses Roccia levou em conta que o assunto deverá considerar a situação financeira do município e que todos os esforços a serem feitos junto a Administração para que essa questão seja efetivada serão feitos para que Charqueada tenha ações específicas no setor de proteção aos animais.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:
Notícias da Câmara