Aumentar Fonte Contraste Mapa do site

CÂMARA APROVA RENOVAÇÃO DO CONTRATO DO LIXO DE IPEÚNA

Publicado em: 02 de junho de 2009

Assunto que fez parte do debate entre os vereadores nos últimos dias, a renovação do contrato da Prefeitura de Ipeúna com a de Charqueada para a deposição de resíduos de lixo no aterro municipal aqui existente entrou ontem na pauta da Câmara para votação em primeira discussão. O vencimento do contrato em vigor tem data marcada para o dia 30 desse mês.
         A questão desde que foi ventilada em sessões passadas levantou questionamentos e debates entre os vereadores sobre a posição a ser tomada. Visando ter um esclarecimento maior sobre o assunto o Presidente Ulisses Hélio Roccia chegou a reunir-se há algumas semanas acompanhado do vereador Daniel Lanjoni Del Pino, com o prefeito Ildebran Prata de Ipéuna acerca das intenções do município vizinho, tendo recebido a garantia de que já está sendo providenciada a implantação do aterro para um prazo de seis a oito meses, sendo pedido apenas mais esse prazo ao município de Charqueada. O Presidente destacou que, devido a amizade existente entre os municípios, seria dado mais esse prazo, deixando claro também que o contrato com prazo de seis meses, prorrogáveis por mais seis, não terá renovação posterior.
         Na última sessão, na Tribuna, os vereadores que ocuparam a palavra comentaram o assunto. O vereador Fernando Ciaramello, que na legislatura passada votou favorável ao projeto, uma vez que naquela oportunidade ficou acordado que o lixo reciclável de Ipeúna também viria pra Charqueada gerando renda e trabalho aos funcionários da reciclagem, assumiu ter sido esse um erro que cometeu e que teria esta vez, uma oportunidade de corrigi-lo votando contra. Ressaltou que o que ocorre agora é que apenas os resíduos estão vindo, sem o reciclável. Já o vereador Dinho Morelli afirmou que votaria favoravelmente ao projeto, já que recebeu a garantia do Prefeito Ildebran, com relação as providências que vem sendo tomadas. Recordou também que Charqueada já teve esse mesmo problema em tempos passados, tendo dependido de São Pedro para dar destinação ao seu lixo. O vereador Ulisses Hélio Roccia, destacou que na legislatura passada, votou contra o projeto juntamente com o falecido vereador Noedys Zanatta. Ressaltou ainda que se o projeto não tivesse sido aprovado anteriormente, não se estaria tendo novamente esse problema de votar a renovação. No entanto destacou também a necessidade da cooperação entre os municípios e que está claro que esse contrato, uma vez vencido já com os seis meses de prorrogação, não será renovado. Ulisses também destacou a confiança e a idoneidade no trabalho do prefeito Ildebran Prata e que esse também é um dos fatores pelos quais seria dado esse voto de confiança ao município vizinho. O vereador Carlos Roberto Biegas afirmou que votaria dessa vez favorável em consideração ao município vizinho, sendo esse, porém seu último voto a favor e um eventual pedido posterior terá seu voto contrário.
         Em votação o projeto na primeira discussão foi aprovado por seis votos favoráveis contra dois, dos vereadores Fernando Ciaramello e Maria Stella Assini. O Presidente Ulisses Roccia, destacando o vencimento do contrato para o dia 30 e sendo a sessão da terça-feira a última do mês, propôs uma sessão extraordinária aos vereadores para votar o projeto em segunda discussão. A sessão teve início logo após o final da sessão ordinária e em votação em segunda discussão foi aprovado pelos mesmos seis votos contra dois.


Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!