Aumentar Fonte Contraste Mapa do site

Horta Educativa e Agricultura Familiar: Charqueada passa a integrar programas do Governo do Estado de São Paulo

Vereador Rogério Batista (PPS) – Professor Rogerinho, em parceria com a chefe da Casa da Agricultura, Melissa Sampaio, e a Prefeitura Municipal, vêm trabalhando desde o ano passado para que o município fosse contemplado nos projetos em questão

Publicado em: 27 de março de 2018

Charqueada foi contemplada em dois programas do Governo do Estado de São Paulo que envolvem as escolas municipais e pequenos produtores da cidade: trata-se do Horta Educativa e do Agricultura Familiar, respectivamente. À frente desta empreitada, o vereador Rogério Batista (PPS) – Professor Rogerinho junto à chefe da Casa da Agricultura, Melissa Sampaio, em parceria com a Prefeitura Municipal, vêm trabalhando desde o ano passado para incorporar esses projetos ao município.

 

HORTA EDUCATIVA - Voltado para alunos de 4 a 8 anos, tem como objetivo mesclar aulas teóricas e práticas, conceitos de educação ambiental, nutricional e valorização do meio rural via horticultura.

 

“Nós visitamos a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo com o intuito de trazer esse projeto à Charqueada”, destacou o vereador.

 

No ano passado Rogerinho e Melissa junto à secretária de Educação, Cláudia Zanatta, também percorreram as instituições municipais de ensino a fim de avaliarem o melhor local para a instalação da horta – ponto de partida do projeto. A unidade de ensino selecionada foi a Emeb Braz Giuseppe Fedrigo, localizada no bairro Santa Luzia.

 

A atividade interdisciplinar tem duração de um ano e conta com quatro tipos de apostilas: Caderno de Atividades da Criança; Caderno do Educador; Caderno do Cuidador da Horta e Caderno da Família. Além dos materiais, a escola também recebe kits de ferramentas e sementes sem defensivos.

 

O Horta Educativa é uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Secretaria da Agricultura e Abastecimento e os Fundos Sociais Municipais, que exercem a coordenação do projeto nas respectivas cidades e escolas.

 

AGRICULTURA FAMILIAR – Já este programa busca incentivar os pequenos produtores rurais por meio de políticas públicas.

 

Existe uma lei que obriga as Prefeituras a comprarem pelo menos 30% da merenda escolar em hortaliças e verduras de pequenos produtores municipais ou da região (Lei nº 11.947, de 16/06/2009), e há muito tempo essa ação não acontecia em Charqueada.

 

“Desde o ano passado eu venho trabalhando essa questão; foram cinco reuniões na Prefeitura, com o departamento jurídico, o pessoal da merenda, o pessoal da cozinha piloto e a Melissa da Casa da Agricultura, que está nos ajudando muito”, ressaltou Rogerinho.

 

Os pequenos produtores de Charqueada habilitados a integrar o Agricultura Familiar foram Otaviano Granelli e Antonio Denir Zangerolamo. Para fornecerem hortaliças e verduras à merenda escolar eles passaram a fazer parte do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), cujo principal viabilizador é o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). O Pronaf tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável deste segmento. Para isso, os pequenos produtores devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

 

A DAP foi criada para identificar e qualificar o agricultor familiar e permitir acesso diferenciado às políticas públicas. Atualmente, essa declaração concede acesso a mais de 15 políticas públicas, dentre elas programas de compras instrucionais, como o PNAE.


Publicado por: Alinne Schmidt

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!