Jaime fava apresenta moção de repúdio à proposta de privatização dos Correios
Na tribuna livre vereador ressaltou sobre a propositura, que foi aprovada por unanimidade durante a 26ª Sessão Ordinária da Câmara
Publicado em: 16 de outubro de 2019
O plenário da Câmara Municipal de Charqueada aprovou nesta terça-feira (15), na 26ª Sessão Ordinária, a moção nº 35/19, em que o vereador Jaime Fava (PSD), autor da propositura, repudia à proposta do Governo Federal de privatização dos Correios. O texto será enviado ao presidente da República, Jair Bolsonaro, ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, aos ministros da Casa Civil, da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e da Economia, respectivamente Onyx Lorenzoni, Marcos Cesar Pontes e Paulo Guedes, e ao presidente dos Correios, general Floriano Peixoto Vieira Neto.
“Não sou a favor de que os Correios fiquem do jeito que estão, mas eu acho que vai ser muito difícil, vai ter que ter muita luta para não privatizar, porque trata-se de uma das três maiores empresas que estão na esteira de privatização do governo. [...] O custo (dos serviços), melhoria para a população, o quanto será que teria (com a proposta de privatização)?! Com certeza os Correios têm que ter uma administração mais séria, assim como a população quer uma administração melhor na parte pública no geral”, disse o vereador na tribuna livre. “Com a privatização diminui-se um pouco a intervenção política porque vai deixar para uma empresa privada ‘tocar’ e visar ao lucro, então por que não o próprio governo fazer essas melhorias?”, acrescentou.
Fava também destaca no teor da moção que, no planeta, há apenas oito países com Correios totalmente privatizados (Aruba, Cingapura, Grã-Bretanha, Líbano, Malásia, Malta, Países Baixos e Portugal), cujas regiões somadas não ultrapassam a área do Estado de Mato Grosso, no Brasil.
“A experiência internacional demonstra que, com a privatização, os preços dos serviços sobem e as agências não lucrativas são fechadas, pois o que se visa, acima de tudo, é o lucro”, reitera no documento.
O vereador ainda atenta-se ao papel estratégico de um Correio Público na logística do país, o que, segundo ele, contribui para o desenvolvimento e para a integração nacional, e que uma plataforma pública de logística, comunicações e atendimento é essencial para o bem-estar e para a vida dos cidadãos brasileiros.
Diante dos pontos apresentados, Fava considera que é do interesse coletivo que os Correios permaneçam atuando como verdadeiro braço do Governo Federal em todo o território nacional, desenvolvendo sua missão pública notória.
“É nesse sentido que estamos encaminhando essa moção não só em nome dos funcionários (dos Correios), mas também em nome da população, porque a gente quer o melhor para todos”, concluiu ainda na tribuna livre durante a 26ª Sessão Ordinária.
Publicado por: Alinne Schmidt
Cadastre-se e receba notícias em seu email