“O comércio local pede socorro”, diz Romero Rocca sobre atividade de ambulantes irregulares de outras cidades

Vereador, que apresentou na 9ª Sessão Ordinária registros fotográficos do constante comércio ambulante irregular no município, volta a cobrar fiscalização e mais “atitude” do Executivo

Publicado em: 25 de abril de 2019

Durante a 9ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (23), na Câmara Municipal, a temática sobre a constante atividade de ambulantes irregulares em Charqueada, estes, que vêm de outros municípios, foi debatida novamente pelo vereador Romero Rocca (PSDB). Por conta da falta de fiscalização na cidade, o parlamentar ressaltou que o comércio local está sendo prejudicado há tempos, reivindicando mais “atitude” por parte da Administração.

 

“Ambulantes de fora vêm aqui, no município, fazem o que querem, vendem o que querem com vantagens, porque não pagam impostos, não geram empregos, e a Prefeitura, que deveria incentivar quem gera emprego, os comerciantes locais, que estão pedindo socorro, (nada faz)”, comentou o vereador, que recentemente questionou o Executivo, por meio do requerimento nº 05/19, sobre a possibilidade de delegar à Guarda Municipal a função de fiscalização do comércio ambulante.

 

“Trouxemos aqui uma solução, fiz o requerimento solicitando para que atribua a fiscalização tributária também à Guarda Municipal, porque em outros municípios isso já funciona, dá certo, mas a resposta é que ‘vai ver’. É o que o Fernando (Ciaramello) falou: falta atitude, não tem coragem!”, afirmou o parlamentar em relação à Administração.

 

Ainda durante sua fala na tribuna livre Romero Rocca aproveitou a ocasião para apresentar registros fotográficos recentes do comércio ambulante irregular em Charqueada. Em uma das fotos há uma Kombi, com placa de outra cidade, carregada com mercadorias, e que, de acordo com o vereador, transportava aproximadamente 9 pessoas. “Eles chegam na praça (Antonio D’Alprat, no Centro) descarregam os produtos, que por sinal são os mesmos que o comércio local vende, e nada de fiscalização”, comentou.

 

Também em outros registros fotográficos é possível avistar ambulantes próximos ao prédio da Prefeitura e da Guarda Municipal, ainda aos arredores da praça Antonio D’Alprat.

 

“Por isso a gente pede, encarecidamente, para que seja feito o decreto atribuindo a função de fiscalização tributária à Guarda Municipal, urgente. Já foi solicitado via requerimento e agora é uma aclamação, o comércio pede socorro”, reiterou o parlamentar.

 

CARTA - O vereador também aproveitou seu pronunciamento na tribuna da Câmara para ler, na íntegra, uma carta elaborada por um comerciante local em nome de toda a classe, frente à atual situação dos ambulantes.

Em alguns trechos da mensagem foi ressaltada a importância do comércio local. “Qual a importância do comércio para o município? Ao comprar no comércio local promovemos o desenvolvimento do município, contribuindo para o aumento de novos postos de trabalho, recolhendo impostos municipais e com esses impostos gerando mais investimentos em diversas áreas, como saúde, infraestrutura, segurança e educação”.

 

A ausência da fiscalização municipal também foi relatada na carta. “Todos os dias recebemos em nossa cidade peruas e vans onde são distribuídos vendedores ambulantes nos bairros Recreio, Tabela, Paraíso e, por fim, aqui em Charqueada. Batem de porta em porta, de carro em carro, entram nos estabelecimentos, abordam pessoas pelas ruas, alguns são mal educadas e o pior: não pagam taxas e nem impostos, não empregam. Onde está a fiscalização?[...] Por que vendedores ambulantes de outras cidades vêm para Charqueada? Porque se for para São Pedro, Águas de São Pedro ou Piracicaba terão problemas, por lá as coisas funcionam”.

 

Em tom de desabafo, ainda na mensagem, é cobrada ação efetiva do Poder Legislativo e Executivo. “De quatro em quatro anos recebemos visitas para sermos lembrados de que haverá eleição. Pois estamos aqui para lembrá-los que o comércio precisa de ajuda [...] Se estamos aqui é porque acreditamos que o Poder Legislativo e Executivo têm capacidade de tornar nossa Charqueada cada vez melhor, fortalecida e exemplar”.


Publicado por: Alinne Schmidt

Cadastre-se e receba notícias em seu email