Projeto Mananciais de Charqueada/São Pedro promove reunião nesta sexta-feira (02/08)

Encontro é realizado na Casa da Agricultura de Charqueada e tem como objetivo apresentar, de forma preliminar, os diagnósticos dos Planos Integrais de Propriedades (PIPs) contempladas pela iniciativa

Publicado em: 02 de agosto de 2019

Nesta sexta-feira (02/08) a Unidade de Gestão do Projeto Mananciais de Charqueada/São Pedro realiza reunião preliminar para apresentação dos diagnósticos das propriedades rurais contempladas pela iniciativa. O encontro acontece na Casa da Agricultura de Charqueada, localizada na Av. Governador Pedro de Toledo, 333, no Centro, em dois horários: às 9h e às 14h. O objetivo é reunir todos os produtores rurais envolvidos na ação para esclarecer eventuais dúvidas.

 

Os diagnósticos dos Planos Integrais das Propriedades (PIPs) abrangem parte do projeto Mananciais de Charqueada/São Pedro, que visa à melhoria da quantidade e da qualidade das águas provenientes das microbacias dos ribeirões Água Branca - pertencente ao município de São Pedro (SP) - e Boa Vista, localizada em Charqueada. Iniciativa que permite a realização futura de atividades que promovem a recuperação, conservação e proteção destes mananciais, além da adequação das propriedades rurais de acordo com as exigências da Lei Federal 12.651/2012, o novo Código Florestal brasileiro.

 

“De forma geral, os técnicos contratados para a realização do levantamento referente aos PIPs têm como função identificar todas as ações e recursos necessários em cada propriedade rural que possui parte de suas terras ‘dentro’ das bacias em questão, apontando o que pode ser realizado para adequar ambientalmente estas propriedades, de acordo com o Código Florestal, além de propor soluções para o saneamento rural e para a conservação de solo, que também interferem diretamente na disponibilidade de água”, informou o vereador Professor Rogerinho, que desde 2009 segue intermediando a ação em Charqueada.

 

Para o município, conforme explica o parlamentar, o projeto em pauta é especialmente relevante, já que as águas provenientes das duas bacias hidrográficas envolvidas são responsáveis por praticamente 100% do abastecimento hídrico da cidade. “O sucesso deste projeto irá interferir diretamente na qualidade de vida da população charqueadense, ressaltou Professor Rogerinho.

 

PROJETO MANANCIAIS – A ação é uma iniciativa da Casa da Agricultura de Charqueada e da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a pedido das prefeituras municipais de Charqueada e São Pedro. Conta ainda com a parceria dos Comitês das Bacias PCJ e também tem o envolvimento das Câmaras Municipais dos respectivos municípios, da Esalq (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"), da Casa de Agricultura de São Pedro e da Fundação Florestal.

 

O investimento inicial para os diagnósticos foi de cerca de R$ 375 mil, financiados pela Agência das Bacias PCJ, com recursos provenientes da Cobrança PCJ Federal (cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União). No total, o projeto beneficiará 29 propriedades rurais, totalizando uma área de aproximadamente 4,5 mil hectares.


Publicado por: Alinne Schmidt

Cadastre-se e receba notícias em seu email